quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

QUEM SÃO OS “FILHOS DE DEUS” EM JÓ 1.6? E POR QUE SATANÁS TINHA ACESSO ÀQUELA REUNIÃO? (J.M.C. – Maringá)

A expressão “filhos de Deus” aparece na nossa versão em português da Bíblia, ARC, vinte vezes.

No antigo Testamento, aparece duas vezes em Gênesis (6.2 e 4); e três vezes em Jó. No primeiro capítulo desse livro, no sexto versículo; e no segundo capítulo, no primeiro versículo “os filhos de Deus” comparecem em conselho à presença do Senhor. No capítulo trinta e oito, no versículo sete, aparecem esses “filhos de Deus” se rejubilando na presença do Senhor.

Provavelmente a interpretação mais sensata para estes “filhos de Deus” que aparecem em Jó é a de que eles seriam anjos. A idéia que o texto de Jó sugere é que eles seriam seres superiores ao homem e que constituiriam a corte de Jeová como conjunto de seres que compõe o seu governo real. Um argumento forte para essa interpretação é que esta era a forma tradicional que os eruditos judeus da Antigüidade viam estas personagens, tanto é que os setentas na Septuaginta traduziram essa expressão por “anjos de Deus”. A versão NTLH traduz o termo por “os servidores celestiais”.

O acesso de Satanás não é mostrado, no versículo em apreço, como algo explicitamente legítimo e prazeroso para a corte celestial. O escritor usa uma metáfora para que os seus leitores entendam. O texto mostra Deus como um rei, nos moldes da Antigüidade, em reunião com sua corte, como se esses “filhos de Deus” compusessem o conjunto de pessoas que formavam a nobreza do soberano e ajudasse a governar o seu reino com decisões colegiadas.

Entretanto, o acusador teria entrado a essa reunião como um espião, o que Deus por algum motivo permitira. Satanás, nos versículos subseqüentes, é um personagem equívoco, distinto dos filhos de Deus, cético em relação ao homem, ávido por encontrar nele alguma culpa, capaz de desencadear sobre ele toda a espécie de infortúnios e até arrastá-lo ao mal. Torce para que Deus não tenha prazer na coroa da sua criação que é o homem. Além de cínico e pessimista, odeia o ser humano por ter motivos para invejá-lo.

Ainda quanto ao acesso que Satanás teve àquela reunião, vale lembrar a consideração feita pelo conselho editorial da Bíblia de Estudo Pentecostal, no comentário desse versículo. Para aqueles teólogos, antes da morte e da ressurreição de Cristo, Satanás tinha acesso vez por outra à presença de Deus, quando então questionava a sinceridade e retidão dos fiéis, conforme vemos em Apocalipse 12.10.

Em contra partida, na nova aliança, a Bíblia não declara em nenhum lugar que Satanás tem acesso direto a Deus, embora ele continue telepática e mentalmente acusando os crentes. Mas, os servos de Deus podem eliminar tais acusações por meio da fé no sangue de Cristo, por meio de uma boa consciência e através do apego à Palavra de Deus.

ROBSON BRITO, Serve a AD de Maringá como Pastor Presidente.

49 comentários:

Bog do Marcão disse...

Que bom pastor, sempre tive dúvida nisto. Obrigaod pela resposta. Seu blog está muito bom. boa iniciativa para edificar os irmãos e evangelizar.

o senhor é a minha força disse...

Pastor, sou grata pelo eslarecimento do vs de Jo´1.6.Mas tenho uma pergunta:Satanás,nesta passagem,pode ser representado como um lobo disfarçado de ovelha?Um intruso q chega de mansinho e faz referências aos servos para afront´-los?

David Nunes. disse...

A Paz Pastor.
Em relação ao vrs 6 do cap 1 de Jó, fiquei com uma pergunta em mente, se os filhos de Deus que se apresentavam diante do Senhor são anjos, então os mesmos filhos de Deus tomaram para sí das filhas dos homens? Gn 6:2.
Ao afirmar-mos que os filhos de Deus Jó 1:6/ Gn 6:2 são "anjos" damos base para uma confrontação a respeito da sexualidade dos tais. Nosso Senhor Jesus Cristo diz em Mt22:30 a respeito disso... e se aceitar-mos esse pensamento então teremos que aceitar a ideologia da mitologia em relação aos "semi-deuses" e ao aceitar-mos isso creio eu que estaremos cometendo um engano e um grave erro!
Os filhos de Deus de Gn 6:2, diz respeito ao descendentes de Sete, pois quando Caim matou a seu irmão Abel, matou o único que tinha um coração bom e era temente a Deus pois so havia Caim e Abel.
Então Adão gerou um filho à sua semelhança conforme à sua imagem e os seu descendentes é que são os filhos de Deus do vrs 2 no cap 6 de Gn.
Quanto aos filhos de Deus de Jó 1:6 não podemos fazer nenhuma ilustração ou afirmação pois pouco se sabe a respeito do livro de Jó.
Creio que o livro de Jó serve como exemplo de fé e sujeição a Deus... ao senhorio do Todo poderoso!!!
Devido as nossas limitações mentais em relação as escrituras eu peço que se eu estiver errado posam me perdoar e darem opiniões verdadeiras a esse respeito!!!
Que a PAz de Deus esteja com todos
AMEM.
deivnunes@yahoo.com.br
msn. sk85000@hotmail.com

Anônimo disse...

OLÁ A TODOS!

DAVI,

O TEXTO MT22 :30, NÃO SE REFERE EM MOMENTO ALGUM A SEXO. FALA QUE NO CÉU NÃO HAVERÁ CASAMENTO, DANDO A ENTENDER QUE NAO HAVERÁ NECESSIDADE DE SEXO PARA REPRODUÇÃO OU ATÉ MESMO PARA PRAZERES COMO EM NOSSOS DIAS.
POIS OS PRAZERES ALI SERAO INCOMPARÁVEIS EM RELAÇAO AOS NOSSOS.
SE UM ANJO DE TAO ALTO DESTAQUE NO CÉU COMO LUCIFER FOI CAPAZ DE PECAR E DESVIAR-SE DOS CAMINHOS DO SENHOR, COMO NAO PODERIAM ANJOS MENOS GRADUADOS COMETEREM O PECADO DO SEXO? A BIBLIA DIZ QUE "SEREMOS COMO OS ANJOS", MAS NAO DIZ NADA A RESPEITO DE SEXO. CREIO QUE SEREI O MESMO LEANDRO SÓ QUE UM CORPO TRANSFORMADO, GLORIFICADO, SANTIFICADO E COM UM NOVO NOME.

AGORA VOLTANDO AOS LIVROS DE JÓ 1:6 E GENISIS 6-1:4, MEDIANTE AO COMENTARIO JA FEITO, ESSAS REFERENCIAS TEM MUITOS MOTIVOS PARA TRATAREM OS FILHOS DE DEUS
COMO ANJOS.

CREIO DESTA FORMA. QUE DEUS OS ABENÇOE EM NOME DE JESUS.

Wellington disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wellington disse...

Olá Pastor . Eu só tenho 17 anos + leio a biblía e quando li isso ai fiquei meio confuso pq eu sei que em relação a Genes 6.2 Os filhos de Deus não são anjos alguns grupos religiososnão ortodoxo que dizem que os filhos de Deus são Anjos. Anjos não se casam nem se da em casamento Mt 22:29.30
Os filhos de Deus era as pessoas que temiam a Deus que era a linhagem setista filhos de sete.
em questão dos filhos de Deus que fala em Jó eu creio que eram anjos s + não tenho certeza + de genese tenho certeza do que eu disse a Paz do senhor esteja com todos Amem !!!

Unknown disse...

que judiação um pastor faz com um povo neofito ;so um alerta para este pastor o livro de jó foi escrito apoz o exolio outra coisa no sefer berit antes do exilio não existia satanaz somente apos o exilio sendo que isto é coisas dos persas é um conceito dual bem e o mal se assuma ai irmão vai ler la em isaias 45,7 .

Unknown disse...

que judiação um pastor faz com um povo neofito ;so um alerta para este pastor o livro de jó foi escrito apoz o exolio outra coisa no sefer berit antes do exilio não existia satanaz somente apos o exilio sendo que isto é coisas dos persas é um conceito dual bem e o mal se assuma ai irmão vai ler la em isaias 45,7 .

Ev Eliezer disse...

ME DESCULPE JOS CAMARGO AONDE VC LEU QUE SATANÁS SÓ EXISTIU APÓS O EXÍLIO, SENDO QUE DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO ELE JÁ EXISTIA? POR FAVOR! E O SENHOR AINDA MANDA O PASTOR LER A BÍBLIA? QUANTO A DISCUSSÃO DOS FILHOS DE DEUS O ASSUNTO É POLÊMICO MESMO, A GENTE TEM QUE VER A TRADUÇÃO CORRETA DO HEBRAICO NOS DOIS TEXTOS, POIS EU COMPREENDO QUE EM UMA PARTE COMO GÊNESIS 6 HÁ UMA INTERPRETAÇÃO, E DE JÓ 1 OUTRA INTERPRETAÇÃO. EU TAMBÉM SOU DA OPINIÃO QUE OS FILHOS DE DEUS DE GÊNESIS 6 NÃO SÃO ANJOS, POIS SE ISTO ACONTECEU NA ERA PRÉ-DILUVIANA O QUE IMPEDE DE SATANÁS FAZER DE NOVO? DAÍ ALGUÉM VAI ME RESPONDER QUE SÃO ESTES DEMÔNIOS QUE ESTÃO PRESOS E SERÃO SOLTOS NUMA ERA APOCALÍPTICA.

Potestade disse...

Humm... Interessante...Cresci sabendo que anjos não são superiores aos homens... Onde exatamente consta essa afirmação?!

Unknown disse...

Os Anjos sao superiores aos homens em força, agilidade, corporalmente (tem corpo espiritual o que lhes dá menos limitacoes que os seres humanos), etc.
Entretanto as promessas de Deus sao especificas aos seres humanos, que se tornam filhos por meio de Jesus.
O Velho e o Novo Testamentos tem referencias da força de anjos que mataram exércitos inteiros sozinhos, traziam a mensagem de Deus, etc. Os livros de Judas e Apocalipse (NT) relatam a superiorodade dos anjos.

Unknown disse...

É realmente o livro de jó dá uma importância maior a história que se segue após esse diálogo de Deus com o inimigo das nossas almas. Quanto a saber quem eram esses filhos de Deus, quando for revelado por Deus a alguém nos informem.

Unknown disse...

É realmente o livro de jó dá uma importância maior a história que se segue após esse diálogo de Deus com o inimigo das nossas almas. Quanto a saber quem eram esses filhos de Deus, quando for revelado por Deus a alguém nos informem.

Unknown disse...

O livro de jó dá uma importância maior a história do mesmo. E não ao motivo pelo qual o inimigo das nossas almas se apresentou a Deus.

Unknown disse...

O livro de jó dá uma importância maior a história do mesmo. E não ao motivo pelo qual o inimigo das nossas almas se apresentou a Deus.

Unknown disse...

Bem vamos lá! filhos de Deus não teria nada haver com anjos pastor, com todo respeito a interpretação diz outra coisa. suponhamos que o senhor tenha convidado seus filhos para uma reunião e aparece outro ser lá, como ele soube e entrou se não era seu filho? o texto fala de representantes, adão era filho de Deus, mas após o pecado, quem comandou a terra foi o inimigo, na biblia fala que ele é o principe deste mundo, mas porque isso? é obvio que o homem pecando deu lugar ao inimigo na terra e ele e seus anjos caídos comandaram o lugar. é correto afirmar que existem outros representantes, existem outros filhos de Deus por aí, que não se corromperam, desobedeceram ou pecaram. adão era o administrador de tudo na terra e a conseguencia do pecado foi ele perder o poder da administração e autoridade que Deus o deu. então o representante da terra foi com nome de filho para essa reunião e não Adão. então a Terra não tem jeito? claro que tem, e foi o proprio Deus que se vez carne para nos salvar, e breve virá, destruirá todo o mal, até mesmo o inimigo e seus compasas e a terra voltará ao eden, depois de mil anos no céu, voltaremos e moraremos na nova jerusalém e recuperaremos o que tinhamos perdido. o felizes para sempre existe, é promessa para os que que exortam a santidade- no caso o amor, segue os dez mandamentos- ter o carater de Deus, e tem a fé em Jesus cristo.

Unknown disse...

qual a diferença entre FILHOS DE DEUS em genesis cap 6 e jo cap 1?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Por favor meus irmãos e irmãs administradores do blog, mudem a interface dessa do blog, deixem o fundo com uma cor clara, esse preto desestimula muitos a continuar lendo....deixem a cor da fonte preta, o fundo branco, tirem as letras em vermelho e amarelo. Para o crescimento do blog e maior alcance dessa palavra, façam isso! fiquem na paz.

Unknown disse...

NT ele tentou jesus ou o diabo não é satanás de Jó 1:6?

Gr Santos disse...

Leiam atentamente

Judas: 1. 6. aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia, 7. assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

O texto diz; havendo prostituído como aqueles anjos, logo entendo que Sodoma e Gomorra, cometeram pecado semelhante ao pecado dos anjos, isso está bem claro.
Logo então os anjos pecaram, e esses anjos são os filhos de Deus de Gn. 6.
Entendam uma coisa; sabemos que teofania é a presença de Deus em forma física.
Era comum aparecer anjos em forma humana, que hospedaram anjos sem mesmo saber que eram anjos. assim como Ló, Gideão falou com anjo pensando que era um homem, Manoá, Abraão e outros receberam anjos, os quais eram tão humanos, que nem perceberam que eram anjos.
O que aconteceu foi o seguinte; O Senhor enviou os anjos antes do dilúvio, esses anjos vieram a terra de forma física, ora, se eles estão em forma física, eles podem comer e beber, assim como em gn.18 então esses anjos em forma física tem tudo o que o homem físico tem, quando o Senhor enviou eles a terra antes do dilúvio, eles deixaram seu governo de anjos, como o versículo de Judas acima diz, porque se relacionaram com mulheres. Isso significa que eles se prostituiram, assim como Sodoma e Gomorra. Um abraço, fiquem todos na paz do Senhor. (Miss. Gilsemir Santos)

Unknown disse...

Anos não são filhos de DEUS, e sim criaturas .
Filhos de DEUS somos nós .

Unknown disse...

Anjos não são filhos de DEUS, e sim criaturas .
Filhos somos nós, seres humanos.
Anjos caídos ,não são mais anjos de DEUS e sim anjos rebeldes .

Unknown disse...

Sabe... seu que temos que pregar a verdade, o certo, com uma exegese bem aplicada,uma hermenêutica... tudo isso ai que a teologia nos ensinou, mais fico triste, que um assunto que traz vida, que é a palavra de Deus, setorne um debate infantil de acusação,tendo um unico foco,mostrar cada um o seu conhecimento, e lutando pela defesa da sua opinião.
Triste!! Saber que Jesus anuciava o reino em uma simplicidade, apenas com que ja estava escrito, com a palavra de arrependimento.

Neto disse...

Ola a todos, Filhos de Deus podem ser anjos ou descententes de Sete e tbm o povo de Israel no (velho testamento). Ja no novo testamento os filhos de Deus são aqueles que se submentem a vontade e obediência a Deus E que tenham a Jesus Cristo como Salvador pessoal. (Novo Testamento)

Unknown disse...

A paz meu amado. Voce concluiu com louvor quando fala da nossa limitação para entender as inúmeras passagens que a biblia nos apresenta. O homem não tem a devida humildade de responder que tal e tal situação bíblica ou meramente espiritual está fira do seu conhecimento. Ou está acima do que ele possa explicar.Isso é humildade, realidade e reconhecimento da inacessivel sabedoria do Altissimo.

Unknown disse...

Aquilo que nós não entendemos, devemos dizer, não sei. Isso não é vergonhoso é mérito. Por que os homens acham que têm resposta pra tudo? Humildade não se vende no comércio

Unknown disse...

Eu fico com o pastor que os filhos de Deus Relacionados em Jó 1vs 6 seriam anjos e sim em Gênesis não são anjos e sim descendentes de sete
A Paz Do Senhor Jesus Cristo ✋ 🔥

Unknown disse...

A paz pra todos deuteronomio cap 29 versículo 29 por favor só ler

Anônimo disse...

A paz do senhor: esses filhos são a herança piedosas da descendência de sete filho de Adão em nenhum testo bíblico de geneses a apocalipse menciona que anjos são de Deus,a bíblia declara que anjos são seres espirituais ministros de Deus a serviços no Reino celestial velam e guarda toda a igreja invisível para aquele grande dia.

Unknown disse...

Paz meus amados vendo a opinião dos irmãos quero fazer uma pergunta se os filhos dos homens eram só a descendência de Caim e os filhos de Deus eram a descendência de sete por que Deus destruiu os seus filhos?

Unknown disse...

Errado! Anjos são ministros de Deus! Até agora, nenhuma resposta coerente!

Unknown disse...

Graça e paz meus irmãos , o antigo testamento tanto os anjos caído como os que permaneceram no céu e considerados como filho de Deus .
Quando o texto meciona que os filhos de Deus tomaram para si mulheres e coabitaram com elas , isso foi uma forma que Santanas achou para ferir a Deus e ao msm tempo se precavendo e tentando evitar que Cristo vinhesse ao mundo , pq Deus tinha dito que ir por inimizade da semete da mulher com a semente da serpente , então satanás sabia que de uma mulher nasceria um para esmagar a ele , então o plano de Satanás sempre foi tenta acabar com a semente da mulher .
Satanás Tmb acreditava que no tempo de Moisés nasceria o Cristo Jesus , e usa Herodes para da uma ordem para matar todas criança pequena e as que nasceria ..
No novo testamento o filho de Deus e Jesus Cristo , e TDS aqueles que crê em jesus se torna Tmb filho de Deus , Cordeiro de Cristo . herdeiro junto com Cristo .

Isaque disse...

Satanás foi espulso do céu mas não perdeu ainda seu poder, em Sodoma e Gomorra 2 anjos foram em forma de homens tirar ló de lá, então é possível q genesis 6 esses filhos de Deus sejam anjos caídos

Isaque disse...

Por mas q seja abominação diante dos olhos de Deus a prática dos habitantes de Sodoma e Gomorra , os homens daquela cidade teve o desejo despertado por aqueles 2 anjos q entraram na cidade em forma de homens

Unknown disse...

Esse debate é Eterno, igual Trindade x unicidade, pré x pós tribulacionismo.
Calvino x Armínio.

Gostei de todos os comentários.
Deus abençoe.

Emerson disse...

Paz amado , se Deus não perdoou satanás que se levantou contra ele e nem Adão e Eva que desobedeceram seu mandamno , também não iria poupar os homens no dilúvio, pois seus pecados subia com mal cheiro as narinas de Deus.

Unknown disse...

Como ele pode depois de ser expulso retorna? acho que Deus nao permitiria a volta dele ate o ceu

Unknown disse...

Genesis cap 6 ve 4

Unknown disse...

é sério que satanás só existiu após o exílio? meu Deus vai ler a bom direito

Unknown disse...

Explique judas 1,6.
Em jó e literalmente falando dos anjos ( filhos de Deus).
Em no Gêneses filhos de Deus referem aos honens?
O homem somente recebeu o direito de ser feito filho de Deus ,após a ressurreição do Salvador, remidor ,conciliador o Cristo do todo poderoso Deus eterno.
Eu tenho duas linhas de pensamentos .
Ou eram os anjos mesmo ou os filhos que Adão teve no jardim do Éden,pois a bíblia diz que quem foram expulsos foi Adão e Eva.e os filhos que tiveram no jardim?
Eles eram um casal em santo matrimônio e fegundos,e o eterno deu ordem para se multiplicarem.
Deduz que isso ocorreu,se ocorreu houve uns que nasceram antes da queda e outros depois da queda,uns com tendência carnais e pecaminosa e outros tendências espirituais os filhos de Deus.
Eles estavam vivendo nesse mundo e não se misturavam ,até que viram que as filhas dos homens eram formosas et...
Ou são anjos que é mencionado em Judas 1,6 .
Não tem outra explicação,pois esse acontecimento levou a destruição dde tudo nessa terra ,salvos oque adentraram na Arca,a saber Noé e sua família com númerosos animais .

Douglas Alves disse...

Boa noite pastor, só imagino um ser que quis fazer a bagaceira nos céus, homicida, sabendo que o céu é um lugar de pureza e perfeição, e santidade de todas as hostis celestiais.E a bíblia não fala se foi exatamente no céu. Só sei que ele não é digno de entrar no reino de Deus.

Unknown disse...

Paz e graça da parte de nosso SENHOR JESUS CRISTO, vamos lá, eu acredito assim que oque está revelado, e explícito, e para nós, e o que não está revelado, nao cabe nenhum tipo de discussão. Porque? Por que se não nós confundiriamos a mente de quem tem um pouco menos de entendimento, e algumas coisas dentro da poderosa palavra de DEUS não está revelada e aprouve nosso DEUS fazer assim amém.

Unknown disse...

Em Gênesis 6 são os descendentes de sete
Não pode ser anjo, eles não tem carne pra ter desejo da carne.
Em Jó 1 são anjos.
Em 1 Pedro 3 os espíritos ali são almas de pessoas

Por exemplo anjo em Hebreus 1.14 são espíritos ministradores.
Em Apocalipse 2 nas cartas os anjos são os pastores.
Em cada lugar pode ter significado diferente a palavra.
Por isso temos que não apenas olhar no dicionário, mas temos que orar pra entender.

Cris disse...

Filhos de Deus mencionado não é falalo a anjos, ou seja não é a anjos que está mencionado. Deus tem seres não caído em outros mundos distantes em outros planetas

Michell Moulino disse...

Em Hebreus, capítulo 2, verso 9; claro, se refere a Cristo, mas quando diz que ele se tornou "inferior" por um tempo aos anjos, quer dizer sobre o fato dele ter se tornado humano, sendo assim, os anjos são seres superiores aos homens. Mas isso não quer dizer que devamos servir aos anjos!

Michell Moulino disse...

Tenho que refutar esta tese de relação sexual entre anjos, pois o que Judas se refere é que assim como aqueles anjos não ficaram em seus limites, os desrespeitando, os moradores de Sodoma e Gomorra passaram dos seus, chegando ao ponto de até terem relações sexuais com pessoas do mesmo sexo (e até com crianças e animais, creio eu!).

Michell Moulino disse...

O primeiro filho de Adão foi Caim, o resto veio depois. Não houve filhos antes da desobediência, pois por Adão o pecado entrou no mundo e "todos pecaram e destituídos dicaram da glória de Deus "; o único que não teve pecado foi o Senhor Jesus.

Michell Moulino disse...

Os únicos anjos que tomaram forma visível de homens foram os anjos obedientes a Deus e com a permissão de Deus. Os filhos de Deus de Gn 6 são os descendentes de Sete, pois "invocam o nome do SENHOR (YHWH)" e buscavam servir e obedecerem somente ao único Deus Altíssimo.