quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

QUEM SÃO OS “FILHOS DE DEUS” EM JÓ 1.6? E POR QUE SATANÁS TINHA ACESSO ÀQUELA REUNIÃO? (J.M.C. – Maringá)

A expressão “filhos de Deus” aparece na nossa versão em português da Bíblia, ARC, vinte vezes.

No antigo Testamento, aparece duas vezes em Gênesis (6.2 e 4); e três vezes em Jó. No primeiro capítulo desse livro, no sexto versículo; e no segundo capítulo, no primeiro versículo “os filhos de Deus” comparecem em conselho à presença do Senhor. No capítulo trinta e oito, no versículo sete, aparecem esses “filhos de Deus” se rejubilando na presença do Senhor.

Provavelmente a interpretação mais sensata para estes “filhos de Deus” que aparecem em Jó é a de que eles seriam anjos. A idéia que o texto de Jó sugere é que eles seriam seres superiores ao homem e que constituiriam a corte de Jeová como conjunto de seres que compõe o seu governo real. Um argumento forte para essa interpretação é que esta era a forma tradicional que os eruditos judeus da Antigüidade viam estas personagens, tanto é que os setentas na Septuaginta traduziram essa expressão por “anjos de Deus”. A versão NTLH traduz o termo por “os servidores celestiais”.

O acesso de Satanás não é mostrado, no versículo em apreço, como algo explicitamente legítimo e prazeroso para a corte celestial. O escritor usa uma metáfora para que os seus leitores entendam. O texto mostra Deus como um rei, nos moldes da Antigüidade, em reunião com sua corte, como se esses “filhos de Deus” compusessem o conjunto de pessoas que formavam a nobreza do soberano e ajudasse a governar o seu reino com decisões colegiadas.

Entretanto, o acusador teria entrado a essa reunião como um espião, o que Deus por algum motivo permitira. Satanás, nos versículos subseqüentes, é um personagem equívoco, distinto dos filhos de Deus, cético em relação ao homem, ávido por encontrar nele alguma culpa, capaz de desencadear sobre ele toda a espécie de infortúnios e até arrastá-lo ao mal. Torce para que Deus não tenha prazer na coroa da sua criação que é o homem. Além de cínico e pessimista, odeia o ser humano por ter motivos para invejá-lo.

Ainda quanto ao acesso que Satanás teve àquela reunião, vale lembrar a consideração feita pelo conselho editorial da Bíblia de Estudo Pentecostal, no comentário desse versículo. Para aqueles teólogos, antes da morte e da ressurreição de Cristo, Satanás tinha acesso vez por outra à presença de Deus, quando então questionava a sinceridade e retidão dos fiéis, conforme vemos em Apocalipse 12.10.

Em contra partida, na nova aliança, a Bíblia não declara em nenhum lugar que Satanás tem acesso direto a Deus, embora ele continue telepática e mentalmente acusando os crentes. Mas, os servos de Deus podem eliminar tais acusações por meio da fé no sangue de Cristo, por meio de uma boa consciência e através do apego à Palavra de Deus.

ROBSON BRITO, Serve a AD de Maringá como Pastor Presidente.

6 comentários:

Bog do Marcão disse...

Que bom pastor, sempre tive dúvida nisto. Obrigaod pela resposta. Seu blog está muito bom. boa iniciativa para edificar os irmãos e evangelizar.

o senhor é a minha força disse...

Pastor, sou grata pelo eslarecimento do vs de Jo´1.6.Mas tenho uma pergunta:Satanás,nesta passagem,pode ser representado como um lobo disfarçado de ovelha?Um intruso q chega de mansinho e faz referências aos servos para afront´-los?

David disse...

A Paz Pastor.
Em relação ao vrs 6 do cap 1 de Jó, fiquei com uma pergunta em mente, se os filhos de Deus que se apresentavam diante do Senhor são anjos, então os mesmos filhos de Deus tomaram para sí das filhas dos homens? Gn 6:2.
Ao afirmar-mos que os filhos de Deus Jó 1:6/ Gn 6:2 são "anjos" damos base para uma confrontação a respeito da sexualidade dos tais. Nosso Senhor Jesus Cristo diz em Mt22:30 a respeito disso... e se aceitar-mos esse pensamento então teremos que aceitar a ideologia da mitologia em relação aos "semi-deuses" e ao aceitar-mos isso creio eu que estaremos cometendo um engano e um grave erro!
Os filhos de Deus de Gn 6:2, diz respeito ao descendentes de Sete, pois quando Caim matou a seu irmão Abel, matou o único que tinha um coração bom e era temente a Deus pois so havia Caim e Abel.
Então Adão gerou um filho à sua semelhança conforme à sua imagem e os seu descendentes é que são os filhos de Deus do vrs 2 no cap 6 de Gn.
Quanto aos filhos de Deus de Jó 1:6 não podemos fazer nenhuma ilustração ou afirmação pois pouco se sabe a respeito do livro de Jó.
Creio que o livro de Jó serve como exemplo de fé e sujeição a Deus... ao senhorio do Todo poderoso!!!
Devido as nossas limitações mentais em relação as escrituras eu peço que se eu estiver errado posam me perdoar e darem opiniões verdadeiras a esse respeito!!!
Que a PAz de Deus esteja com todos
AMEM.
deivnunes@yahoo.com.br
msn. sk85000@hotmail.com

Leandro disse...

OLÁ A TODOS!

DAVI,

O TEXTO MT22 :30, NÃO SE REFERE EM MOMENTO ALGUM A SEXO. FALA QUE NO CÉU NÃO HAVERÁ CASAMENTO, DANDO A ENTENDER QUE NAO HAVERÁ NECESSIDADE DE SEXO PARA REPRODUÇÃO OU ATÉ MESMO PARA PRAZERES COMO EM NOSSOS DIAS.
POIS OS PRAZERES ALI SERAO INCOMPARÁVEIS EM RELAÇAO AOS NOSSOS.
SE UM ANJO DE TAO ALTO DESTAQUE NO CÉU COMO LUCIFER FOI CAPAZ DE PECAR E DESVIAR-SE DOS CAMINHOS DO SENHOR, COMO NAO PODERIAM ANJOS MENOS GRADUADOS COMETEREM O PECADO DO SEXO? A BIBLIA DIZ QUE "SEREMOS COMO OS ANJOS", MAS NAO DIZ NADA A RESPEITO DE SEXO. CREIO QUE SEREI O MESMO LEANDRO SÓ QUE UM CORPO TRANSFORMADO, GLORIFICADO, SANTIFICADO E COM UM NOVO NOME.

AGORA VOLTANDO AOS LIVROS DE JÓ 1:6 E GENISIS 6-1:4, MEDIANTE AO COMENTARIO JA FEITO, ESSAS REFERENCIAS TEM MUITOS MOTIVOS PARA TRATAREM OS FILHOS DE DEUS
COMO ANJOS.

CREIO DESTA FORMA. QUE DEUS OS ABENÇOE EM NOME DE JESUS.

Wellington disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wellington disse...

Olá Pastor . Eu só tenho 17 anos + leio a biblía e quando li isso ai fiquei meio confuso pq eu sei que em relação a Genes 6.2 Os filhos de Deus não são anjos alguns grupos religiososnão ortodoxo que dizem que os filhos de Deus são Anjos. Anjos não se casam nem se da em casamento Mt 22:29.30
Os filhos de Deus era as pessoas que temiam a Deus que era a linhagem setista filhos de sete.
em questão dos filhos de Deus que fala em Jó eu creio que eram anjos s + não tenho certeza + de genese tenho certeza do que eu disse a Paz do senhor esteja com todos Amem !!!