sábado, 22 de dezembro de 2007

QUAL O PLANO QUE O SENHOR TEM PARA A ASSEMBLÉAI DE DEUS DE MARINGÁ? (V.B. - Maringá)

Irmã V., por força de expressão um pastor deve ter um plano para igreja realmente. Mas, se aprofundarmos a questão, é preciso ponderar que não é um pastor que traça um plano para uma igreja local. A igreja é de Deus, foi fundada por Cristo e é movida pelo Espírito Santo. O que tenho, na verdade, é a consciência da missão de nossa igreja (a A. D. de Maringá). Entretanto, quando assumi a igreja, esforcei-me para que os líderes da igreja chegassem por si mesmos, em um reunião que realizamos, à Missão da igreja. Esta Missão Deus colocara muito claramente em meu coração quando pedi sua direção nesse sentido.

Todavia, antes de responder sua pergunta irmã V., permita-me compartilhar uma história: Em uma perigosa costa marítima havia um pequeno posto de salvamento. Os membros desta unidade eram poucos, mas muito dedicados. Várias vidas foram salvas por eles. Com o tempo o posto foi crescendo e se sofisticando, mas a vontade de sair ao mar para salvar pessoas diminuiu. Um dia aconteceu um grande naufrágio e muitas pessoas foram salvas, mas o posto ficou todo sujo. Por causa disso, alguns membros propuseram o encerramento das atividades de salvamento, enquanto que outros argumentaram que se tratava de um posto de salvamento e, portanto, esta deveria continuar sendo sua atividade principal. Como não houve acordo, parte do grupo abriu um novo posto mais abaixo naquela mesma encosta. Com o passar dos anos o novo posto de salvamento passou pelas mesmas transformações, tanto que hoje em dia encontram-se vários clubes exclusivos ao longo daquela praia. Pessoas continuam naufragando, mas não há quem as salve.

Essa história é narrada no livro "Aconselhamento Pastoral", de Howard J. Clinebell. A partir dela, penso nas igrejas e, especialmente, na qual sirvo a Deus. Será que algumas denominações cristãs, por sinal muito bem estruturadas, não estão correndo sério risco de se tornarem irrelevantes para um grande número de pessoas na pós-modernidade, principalmente no que diz respeito ao atendimento a necessidades em situações cruciais de sofrimento pessoal e para a sociedade de modo geral? A impressão é que este risco é real.

Foi para tratar sobre isso que mais de 500 homens e cerca de 200 mulheres que ajudam a liderar a Igreja Evangélica Assembléia de Deus na região de Maringá, formada por pentecostais de 14 municípios do Campo Eclesiástico de Maringá se reuniram em Assembléia, no último 21 de agosto para construírem uma declaração missionária que pudesse motivar a ação desses assembleianos de toda a região de Maringá nos próximos anos. Assim, apegamo-nos a várias passagens bíblicas, especialmente, a do Grande Mandamento e da Grande Comissão; analisamos os Índices de Desenvolvimento Humano de nossa região; bem como outros dados relevantes fornecidos pelo IBGE.

Dessa forma, no poder do Espírito Santo e debaixo de oração, resolvemos não agir motivados unicamente por tradições, por qualquer que sejam as personalidades, nem por finanças, nem por nenhuma pessoa em particular ou por quaisquer programas; mas sim, deliberamos agir à luz das intenções para as quais Deus estabeleceu as igrejas locais no Novo Testamento. Por isso, nossas cinqüenta e duas congregações da região de Maringá estarão orando e jejuando, nos próximos quarenta dias ao Senhor, para que possam planejar metas de trabalho para serem instrumentos de Deus para servir a Deus e ao próximo, de modo relevante.

Para tanto, esses mais de 700 voluntários definimos juntos uma declaração missionária que estabelece:


"A Assembléia de Deus na região metropolitana de Maringá existe para agir no poder do Espírito Santo, para resgatar vidas, introduzi-las na família de Deus, motivá-las à maturidade com Cristo em todas as dimensões do ser humano, desafiá-las a encontrar seus dons e talentos bem como para honrar a Deus com suas vidas".

Que Deus nos ajude a cumprir, pela sua graça, estes santos propósitos!

Robson Brito serve a Assembléia de Deus de Maringá como pastor presidente.


Nenhum comentário: