sábado, 22 de dezembro de 2007

A BÍBLIA SAGRADA É CONTRA A FILOSOFIA? (M. P. – Rio de Janeiro)

É preciso tentar conceituar o que seja Filosofia. Esta expressão significava, no período pré-socrático (séc. VII-V a.C.), segundo Heráclito, o estudo teórico da realidade, o saber do sábio, amor e conhecimento do lógos “verbo, palavra”, que tudo rege e unifica, em contraposição à polymathía, polymátheia “saber de coisas desconexas, saber que não ensina a ter compreensão”.

Etimologicamente, a palavra Filosofia é composta de dois radicais gregos: filo e sofia. Entende-se pelo termo “filo” amigo ou amante, aquele que deseja e se compromete afetuosamente e incondicionalmente a outrem em atitude de amor e lealdade. Por sua vez, a expressão “sofia” é sabedoria, que para o povo grego da antigüidade era algo divino, que era revelado aos mortais pelos deuses. Para os gregos antigos, a sabedoria não era adquirida por mérito, mas por dádiva dos deuses.

O estudiosos comentam muito sobre o perigo de se fazer reducionismo da amplitude da Filosofia quando se tenta conceituá-la. Entretanto, a partir dos sentidos etimológicos, podemos tentar construir uma idéia sobre o que possa vir a ser a Filosofia em três dimensões.

Primeiro, o aspecto racional da filosofia é a razão em movimento na busca de si mesma. Nesse sentido, ela nasce quando o povo grego quis pensar além do que o senso comum criativo e supersticioso dizia sobre seus deuses, sobre a alma e sobre o universo. Em segundo lugar, vemos o sentido apaixonado da Filosofia. Nessa dimensão é que o filósofo antes de tudo é um amante da sabedoria. Há quem defenda que o que move o mundo não é a razão, mas a paixão, pois toda atitude humana, inicialmente é passional. Por fim, podemos dizer que Filosofia é Mito, pois com ela se busca verdade velada. Só pensamos naquilo que cremos, e só cremos naquilo que queremos. Sem mito não há Filosofia, pois ela cria ícones possíveis do mundo das idéias.

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, na dimensão metafísica, Filosofia é o conjunto de especulações teóricas que compartilham com a religião a busca das verdades primeiras e incondicionadas, tais como as relativas à natureza de Deus, da alma e do universo, divergindo entretanto da fé por utilizar procedimentos argumentativos, lógicos e dedutivos.

Nesse sentido, de um lado, quando a Filosofia arrogantemente quiser ser senhora da Bíblia, a Palavra de Deus a recriminará. Por outro lado, à medida que a Filosofia se submeter à posição de serva da Bíblia, ela até será uma ferramenta para consolidar as verdades de Deus, da alma e do universo.

A indagação se a Bíblia é contra a Filosofia foi muito debatida na era racionalista e entre os filósofos românticos. A questão era: “Pode a fé se relacionar com a razão?” E as opções foram: Fé acima da razão, Platonismo. Razão acima da fé, Racionalismo. Razão e fé em eqüidade, Aristotelismo tomista.

É preciso que se diga que a filosofia é uma espécie de faculdade do ser humano, somos seres filosóficos, não se pode abortar esse aspecto da natureza humana e foi Deus quem nos criou assim. Porém, o Senhor, que é sábio (Sl 147.5, Sl 104.24), não quer que o seu povo estude a sabedoria como mero meio de especulação teoria e debate (é o que se infere de 1 Co 3.18-23).

O homem que quer aprender a sabedoria de Deus avalia tudo à luz da eternidade. E o Senhor deseja que participemos de sua sabedoria e de seu conhecimento a fim de podermos conhecer os seus planos a nosso respeito, para podermos viver no centro de sua vontade (Cl 2.2,3). Portanto, se a atitude filosófica reconhecer a supremacia da sabedoria de Deus, nunca a Bíblia Sagrada lhe será contra.

Robson Brito serve a Assembléia de Deus em Maringá como Pastor Presidente

3 comentários:

Maly Guralh disse...

Irmão, é correto estudar os temperamentos se baseando em formatos de rostos? É um estudo científico ou pode estar ligado à astrologia ou coisas do tipo?
Deus Abençoe

dafyddpabian disse...

Демаските нарь савекие | Баданыки мители вертит
Оадстер Беданыки мители stilletto titanium hammer верти савекие Демаские micro titanium trim нарь titanium nose hoop савекие нарь савекие нарь савекие нарь савекие remmington titanium нарь chi titanium flat iron савекие нарь савекие нарь саве

Unknown disse...

v867b1uhhpb268 male sexy toys,couples sexy toys,huge dildos,realistic dildo,wholesale sex toys,adult sex toys,G-Spot Vibrators,sex toys,vibrators b845y0naerv551