sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Como reagir ao Terrorismo? (W. M. A - Paraná)

W., antes de responder sua pergunta, lembro-me de uma história trágica:

''Mamãezinha, minhas mãozinhas vão crescer de novo?'' Essa foi a pergunta feita por uma indefesa vítima do terrorismo, uma menina da Costa do Marfim falando com a enfermeira que trocava os curativos de seus dois cotos de braços. Era uma criança linda, de quatro anos, a face da inocência martirizada e que em seu sofrimento não conseguia imaginar a extensão do mal que lhe haviam feito. Não entendia e ainda tinha esperanças. O pior é que esse não era um caso isolado, pois milhares de crianças daquele país foram selvagemente aleijadas.
Esse exemplo, dentre milhões, de gente inocente que foi mutilada, neurotizada ou morta pelo terrorismo ou pelo imperialismo das grandes potências mundiais (que não deixa de ser uma forma de terrorismo), em todas as partes do globo, pode ser caracterizado com uma designação: covardia!

A prática do terror como instrumento de ação ideológica (política e, infelizmente, até religiosa) procura alcançar pelo uso da violência objetivos que poderiam ou deveriam cometer-se ao exercício legal da vontade política ou pela comunicação de uma doutrina.

O terrorismo caracteriza-se, antes de tudo, pela indiscriminação das vítimas a atingir, pela generalização da violência, visando, em última análise, a liquidação, desativação ou retração da vontade de combater do inimigo predeterminado, ao mesmo tempo em que procura paralisar também a disponibilidade de reação da população.

O desejo natural do ser humano quando sofre um ato de violência é revidar com outro ato de violência, infelizmente, até nós cristãos assumimos esse comportamento. E até nações que se dizem cristãs usam da vingança como reação ante ao que julgam injustiça. Mas, frente aos muitos atentados terroristas que o mundo tem sido vítima, o que Jesus Cristo tem a dizer para nós a esse respeito?

O Redentor nos lembra que Ele é o “príncipe da paz” (Is 9.6c); que, quando nasceu, os anjos glorificavam ao Senhor com uma mensagem de paz (Lc 2.14); que o Espírito inspirou o sacerdote Zacarias para compor um hino (Lc 1.67-79) que poetizava que Jesus dirige os nossos pés por caminhos de paz (Lc 1.79); que deu Sua vida para trazer a paz universal no sentido mais amplo possível, tanto na terra, como nos lugares celestiais (Ef 2.14-16; Cl 1.20).

Jesus também nos fará lembrar que quem é Seu discípulo deve seguir a paz (Sl 34:14); fará recordarmos que os que promovem a paz têm a promessa de terem alegria (Pv 12.20). O Senhor nos garante em sua palavra que quando temos uma atitude que O agrada, Ele faz com que até nossos inimigos tenham paz conosco (Pv 16:7). Acima de tudo, Cristo voltará a nos dizer: “Bem aventurados os pacificadores!” (Mt 5.9).

Mas o que é ser um “pacificador”? Não é simplesmente sermos dotado de natureza pacífica, calminha; não é simplesmente aceitarmos a paz sem protesto; não se trata de apenas proferirmos a paz ao invés do desacordo; muito menos, não é simplesmente termos a paz na alma, com Deus, desligando-nos do mundo ao nosso redor.

Ser “pacificador” para Jesus é na verdade ter o caráter de promover ativamente a paz e procurar estabelecer a harmonia entre os inimigos. Ser um “pacificador” é crer convictamente que não existe guerra justa, nem guerra santa; é entender que toda guerra é perversa e contrária à vida e ao desígnio do Criador.
As vinganças existem porque os seres humanos estabelecem entre si concorrência em vez da cooperação, há a vontade de dominar os outros porque cada qual se julga melhor. Mas, quando permitimos que o fruto do Espírito seja produzido em nosso ser, começamos a cuidar do nosso próximo, mesmo que ele nos ofenda. Não entramos no ciclo vicioso da agressão, pois passamos a assimilar a verdade de que violência gera mais violência, mas o amor aniquila o terror, pois a Palavra de Deus garante que “o amor é mais forte do que a morte!” (Ct 8.6).


Um braço, na paz do Senhor! - Pr Robson Brito

3 comentários:

Unknown disse...

apaz amigo pastor eu sou pastor de um grande ministerio aqui no brasil e eu tenho vontade de imigrar para o estados unidos sendo que a minha visa e somente de negoçios qual o proçedimento eu vou ter que tomar ao chegar ai eu sou da igreja mundial do poder de deus nao sei se o senhor conheçe o site da nossa igreja e www.impd.com.br e programa na redtv para todo brasil !!!

Inforgospel disse...

A Paz do Senhor Pr. Robson,
Meu nome é Wilson e faço parte da Equipe do InforGospel.com,e gostaria de perguntar ao Pr.se o Sr. poderia participar de nossa secção "Palavra Pastoral" nos enviando um ou alguns videos de Palavras Pastorais para postarmos no nosso portal.
Equipe InforGospel
Wilson - 9972-2308
email:inforgospel@gmail.com
Deus o abençõe Pr., ao seu
ministério e aos seus.

RAQUEL FÊNIX disse...

pastor na verdade eu preciso conversar
.estou na igreja porem o meu esposo de repente me deixou para morar com outra,meu mundo ruiu e abalou a minha fé.
por favor,fale comigo,me oriente,pois o meu cerérebro se recusa a me obedecer.
creio em deus sobre todas as coisas,mas a dor me cegou.
por favor,ajude me.